terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mais controle para ampliar vida útil do asfalto

JORNAL FOLHA REGIONAL

Em contato com o Jornal Folha Regional, o engenheiro Fabiano de Oliveira Pereira, Coordenador da 6ª Superintendência Regional do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), informou que paralelamente às obras de recuperação do pavimento e construção de terceiras faixas na ERS-324, está prevista também a construção de bases para a instalação de balanças móveis nesta rodovia e em outras rodovias da região. Segundo o coordenador, primeiramente será construída uma base para balança na ERS-324 junto ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na saída de Passo Fundo para Marau (trevo Ricci). Outra base será instalada na mesma rodovia, próximo ao município de Pontão. “Após a construção das bases, serão instalados os dispositivos eletrônicos que farão a aferição dos pesos dos veículos, cujo processo deve ser licitado pelo DAER para a contratação de empresa para este fim”, explica Fabiano. A pesagem será do tipo dinâmica, ou seja, com o veículo em movimento, sendo abordados somente aqueles veículos que apresentarem peso excessivo, acima do permitido em lei. “A construção das bases será feita até o final de 2010, não havendo ainda previsão para o início da pesagem propriamente dita em função do processo licitatório anteriormente citado”, esclarece o engenheiro.De Acordo com o Daer, os objetivos principais do controle de peso dos veículos que trafegam nas rodovias é garantir a segurança do fluxo do tráfego e o desempenho esperado e a durabilidade dos pavimentos, pontes e viadutos. Com esta preocupação, a Diretoria de Operação e Concessões do DAER solicitou ao Laboratório de Sistemas de Transportes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, um estudo para determinar a influência do excesso de cargas sobre os pavimentos de rodovias arteriais da rede rodoviária. Em conse quência, foi celebrado um convênio de cooperação entre o DAER e a Fundação Empresa-Escola de Engenharia da UFRGS. O trabalho foi realizado pelo Eng.º João Fortini Albano, do LASTRAN/UFRGS, e pelo Eng.º Emir José Masiero, da DOC/DAER e publicado na Edição n.º 5 da revista Estradas, uma publicação da Sociedade dos Técnicos Universitários do DAER e da Sociedade dos Engenheiros Civis do DAER . O estudo foi realizado na BR-287, trecho compreendido entre Venâncio Aires e Tabaí, onde verificou-se que, para a rodovia estudada e segundo os métodos e critérios utilizados, a inexistência de pesagem implica a possibilidade de aumentos em torno de 34% nos danos causados aos pavimentos e uma redução da vida útil em torno de 23%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário