sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lutando pelos interesses de quem vive na estrada

JORNAL FOLHA REGIONAL

Uma das classes mais importantes para o desenvolvimento da sociedade, nos mais diversos aspectos, recebe homenagem especial neste dia 25 de julho. A data foi instituída por ser o dia de São Cristóvão, padroeiro e protetor dos motoristas. Em Marau, a classe se organizou e constituiu várias entidades, que trabalham pelos interesses desses trabalhadores. Conheça melhor três delas:

Sindicam e Clube dos Motoristas: O Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Marau – Sindicam - criado em 1981, por Gentil Antonio Trichês, conta atualmente com aproximadamente 350 associados, de 14 municípios da região de Marau.

O Sindicato dos Motoristas tem como objetivo principal a prestação de serviços, como a emissão de documentos fiscais, informações e a cobrança de estadias. Atualmente, a diretoria é formada por Honorino Pissolatto (Presidente), Jorge Castro da Rosa (Vice), Jorge Posser (Tesoureiro), Valdemar Fattini, Antonio Tonin e Hélio Coppini (Conselho Fiscal), além dos outros membros da diretoria, Odolir Dal Paz Júnior, Adelar Mistura, Jéferson Anesi, Alan Pecin, Danilo Giachini, Armando Brocco e Eduardo Marodin. O Sindicam conta com uma sede no centro da cidade, onde atende diariamente os associados do sindicato. A sede, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, foi inaugurada em novembro de 1988. Apesar das dificuldades que o caminhoneiro enfrenta todos os dias, seja com as condições precárias e falta de sinalização das estradas, ou com o alto custo dos pedágios e dos combustíveis, além das despesas com alimentação e manutenção do caminhão, o caminhoneiro ainda assim pode se sentir valorizado. Apesar de todos estes fatores, existem pessoas e entidades como o Sindicam que se preocupam e lutam pelos direitos dos motoristas, que arriscam as suas vidas todos os dias nas estradas do Brasil. Toda diretoria e associados do Sindicam desejam um feliz dia do Colono e Motorista para todos os trabalhadores.

Em consonância com os trabalhos desenvolvidos pelo Sindicam, também existe em Marau o Clube dos Motoristas, atualmente presidido por Zélio Vanin.
Cooral proporciona apoio e segurança aos motoristas: com objetivo de diminuir custos dos transportes, possibilitando preços mais acessíveis na prestação de serviços, a Cooral, Cooperativa de Transporte de Cargas Geral Ltda foi criada em 23 de novembro de 2001 por um grupo de transportadores que prestavam serviços à antiga empresa Perdigão Agroindustrial S/A, hoje atendida pelo nome de BRF – Brasil Foods S/A. Uma de suas primeiras providências foi a aquisição de rastreadores para permitir a segurança dos motoristas, veículos e cargas e também a compra de um tanque de combustível para atendimento dos seus cooperados.

Parcerias na venda de pneus, trava palets e divisória foram formadas, e permitiram à cooperativa manter seus veículos sempre em bom estado e com manutenção constante. Em 2005 a cooperativa adquiriu um terreno de 11.000m² a apenas 300 metros da BRF – Brasil Foods S/A, Unidade Aves em Marau-RS. O terreno encontra-se em fase final de nivelamento para posterior instalação da sede, com posto de combustível, borracharia, restaurante, oficina e estacionamento para melhor atendimento de seus cooperados. A Cooral conta hoje com 300 cooperados e aproximadamente 850 caminhões, sendo 1/3 desses cooperados prestadores de serviços das empresas BRF – Brasil Foods S/A. Todo e qualquer frotista pode ingressar na Cooperativa, sendo ele autônomo ou não, porém, conforme presa nosso regimento interno, o número máximo de associados cooperativados hoje é 300, portanto, há ingresso de novo associado quando algum cooperado desistir de sua cota.

A Associação dos Transportadores de Cargas Gerais Ltda tem por objetivo criar um fundo mútuo sem fins lucrativos para garantir o patrimônio dos seus sócios, inclusive adquiriu uma apólice de seguros junto ao Bradesco para 500 vidas, que estende a cobertura por morte e invalidez dos motoristas.

A associação é composta por 105 transportadores e segundo o seu regimento interno, só é permitido o ingresso de novo associado se algum sócio se retirar. Atualmente a, Cooperativa é dirigida pelo Presidente Diógenes Dias dos Santos (Dode) e tem como Vice-presidente Adriano Dala Corte. Também conta com os conselheiros Rubens Finatto, Fábio Zanella e Genésio Rodigueri, além dos suplentes Leonildo Lazarotto e Euclides Nalin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário