sexta-feira, 23 de julho de 2010

É tempo de homenagear os trabalhadores do campo

JORNAL FOLHA REGIONAL

Todos os dias, novos caminhos são desenhados nos territórios rurais do País. Homens e mulheres, jovens e adultos, transcrevem suas trajetórias através da terra onde plantam e criam animais, onde passam dias e noites, onde tatuam com a força do trabalho, marcas dignas de homenagens. Na roça, nas lavouras, em meio a pomares e rebanhos. A história de colonos e agricultores é contada em paisagens enriquecidas pelas belezas naturais e pelo soar de uma rotina que acontece longe do concreto urbano. Neste mês de julho, a classe é homenageada pelas lutas e conquistas alcançadas pelo seu valoroso trabalho. O Dia do Colono é celebrado em 25 de julho, e o agricultor é homenageado anualmente em 28 de julho.

Dia do Colono (25 de julho): O Dia do Colono foi instituído através da Lei Nº 5.496, em 05/09/1968 e foi a maneira encontrada para homenagear o trabalhador rural estrangeiro que veio para o Brasil logo após o fim da escravidão, no fim do século XIX, início do século XX, para substituir os escravos nas lavouras, em especial as de café. A data tem relação com um marco na colonização do país, 25 de julho de 1824, quando imigrantes alemães se estabeleceram no vale do rio dos Sinos, no RS. Na região Sul, onde o processo de imigração foi bem mais expressivo, a palavra colono ainda é usada para identificar trabalhadores rurais da agricultura familiar. O termo colono vem de colonizar, de abrir caminhos, de ser pioneiro.

Dia do Agricultor (28 de julho): O dia do Agricultor foi criado através do Decreto Nº 48.630, de 27/07/1960 e instituiu o dia 28 de julho como a data festiva. É comemorado na mesma data do aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que passou a integrar a estrutura formal do Gabinete do 2º Império. Estudos arqueológicos, etnográficos e históricos mostram que ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, o homem passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar, que é o que conhecemos como agricultura: uma arte, a arte de cultivar a terra. A agricultura considerada uma chave para entender o início das civilizações. O Presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava o trabalho do agricultor, o responsável pelo crescimento econômico do país.

A Revista Folha Rural deste mês de julho, que circula no próximo final de semana, traz como destaque o Dia do Agricultor, com reportagem especial, depoimentos e entrevistas em homenagem à data.

O setor agrícola de Marau possui relevante importância para o município. Reunido em uma extensão de área de 48.980ha, sua produção é responsável pela arrecadação de um PIB de R$ 87.316.000 (FAMURS 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário