
O Centro Vocacional Tecnológico Têxtil foi inaugurado nesta segunda-feira (28), no município de Sarandi (RS), com a presença do vice-líder do governo, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS). O CVT teve participação decisiva de Beto, que garantiu a liberação de R$ 500 mil via Ministério da Ciência e Tecnologia para execução da obra. O prédio do novo CVT foi construído em uma área do município junto ao Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF)/Sarandi.
Durante a solenidade, o deputado destacou a parceria do MCT, Prefeitura Municipal, Universidade de Passo Fundo e empresariado para criação do novo espaço de capacitação e pesquisa. Disse ainda que como deputado tem se focado muito na área da inovação e da tecnologia. “Eu só acredito no desenvolvimento se tiver associação de empreendedorismo com a capacidade de inovação”. Resgatou também, outros investimentos feitos na área, através de emendas, como para o Centro Tecnológico de Pedras Gemas e Jóias, em Soledade; o de Energias Renováveis, que será implantado em Passo Fundo; o Centro Vocacional Tecnológico na área de metalmecânica, em
Marau, o de Panificação, em Pelotas; do Pólo Naval, em Rio Grande e de Reflorestamento, em Lajeado. “Os investimentos nesta área são uma vitória de um governo que ampliou em 140 o número de escolas profissionais e tecnológicas no Brasil para capacitar a nossa gente e a nossa juventude para os desafios do mercado. É assim que o Brasil está crescendo”, finalizou.
Participaram do ato o prefeito Leonir Cardozo, o vice-reitor da UPF, Hugo Tourinho Filho, o diretor do Campus da Universidade, Mauro Rocha, o assessor especial da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Carlos Artur Hauschild, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, além de lideranças locais.